domingo, 29 de janeiro de 2012

Reciclagem

Essa semana que apresentei o blog para alguns amigos e depois que leram o meu objetivo, vários mandaram fotos com algumas idéias para reciclar, garrafas pets, pneus, vasos.


Aqui alguams fotos que recebi essa semana, adorei todas:


Horta vertical com garrafa pet:



Detalhe da garrafa( achei um blog que explica passo-a-passo).




Maça de garrafa



Porta lápis





Ainda não visualizei tudo que tem nesse lustre, mas achei lindissimo:




Tem até barco, casa, tem de tudo...


.

Gesso no teto

Metade do teto pronto com " Gipskarton"( fazem também divisórias com esse material).

Como falei, tudo é diferente, aqui são placas que parecem papelão que fixa na madeira com parafuso:





Aqui o teto sa sala já pronto, a vantagem que a colocação é muita rápida( lembram do " quadrado, pratico, bom)

Teto da cozinha, no fundo da foto o " rolland"( um tipo de persiana externa para ajudar na isolação)




Vista da sala principal( eu só terei uma mesmo):





Quarto da Natalia, a madeira ficará aparente, nessa foto não aparece o acesso ao mezanino:




Folha para isolação no quarto do Heitor:



Banheiro já com reboque:




Detalhe do teto do cafofo.




Acho que essa semana será tranquila, previsão é -25°C e nem tem como trabalhar nessa temperatura...























O jeito peculiar alemão...

Ontem ao visitar a casa, lembrei-me desse episódio que aconteceu em 1953 Walter Gropius e Niemeyer. Gropius, fundador da Bauhaus, veio ao Brasil para ser jurado do Prêmio de Arquitetura da 2ª Bienal de São Paulo e Niemeyer o convidou para uma visita na Casa das Canoas.

Niemeyer projetou a Casa das Canoas em São Conrado, Rio de Janeiro, e apresentou o projeto da seguinte forma: "Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta."





Mas, gente, alemão que é alemão da Batatolândia não vê a beleza, leveza em primeiro lugar( pelo menos não a maioria), o lema, ditado popular aqui é " Quadratisch, praktisch, gut!"( tecla sap: quadrado, prático, bom), o prático sempre em primeiro lugar. É só ver também os carros "populares" alemães, linhas retas, robusto e manutenção barata( quem falar que o golf não tem nada de quadrado, precisa ver o Golf produzido na Alemanha, nem de longe parece com o Brasil)e tudo aqui é assim, sem muita beleza, enfeites, mas duravéis, funcionais cmo não era de estranhar( voltando ao caso do Niemeyer e Gropius)
Gropius, precursor do funcionalismo e radicalmente contra o pensamento singular e individualista na arquitetura e no design, conheceu a tal casa, e comentou:


"Sua casa é bonita, mas não é multiplicável”.( nem precisava falar que era alemão, só pela fala já reconhecia esse jeito direto, reto e certeiro, claro além da tal funcionabilidade).



Niemeyer contou o episidio no Correio Braziliense:



“A Bauhaus, que é a turma mais imbecil que apareceu, chamava a arquitetura de a casa habitat. Não interessava a forma, desde que o quarto estivesse perto do banheiro, a cozinha perto da sala e funcionasse bem. Foi um período de burrice que conseguimos vencer. A escola que eles construíram nunca ninguém pensou nela, porque não tem interesse nenhum, ninguém nunca ouviu falar. E o chefe do negócio, o Walter Gropius, era um babaca completo. Ele foi na minha casa nas Canoas, subiu comigo e disse a maior besteira que já ouvi: “Sua casa é muito bonita, mas não é multiplicável”. Pensei: que filho da puta! Para ser multiplicável teria que ser em terreno plano, teria que procurar um terreno igual e meu objetivo não era uma casa multiplicável, era uma casa boa para eu morar. Eles eram assim, sem brilho nenhum. E o trabalho que ele deixou é um monte de casas que se repetem. Foi um momento que ameaçou a arquitetura, mas Le Corbusier e os outros reagiram. Foi um momento em que a burrice queria entrar na arquitetura, mas foi reprimida.”



Bom todo essa introduçao era somente para dizer que o gesso do teto está pronto e o Pipocão( essa história foi para ele) quer colocar aqueles enfeites( esqueci o nome) no teto, que aqui é isopor e é quadrado, sem grandes enfeites, mas aqui não é comum, pra falar a verdade nunca vi, só mesmo no Brasil e Portugal. Depois de conversar sobre o gesso, lembramos dos telhados que no Brasil é uma verdadeira obra de arte, cheia de schnick schnack( tecla sap II: nove horas, mas enfim, o telhado temos que nos contentar com de duas águas até por que evita desmoronamento em caso de nevasca( isso realmente é verdade?) e isolação. Nem entro do assunto azulejos para não chorar.


Ai, que saudades do meu Brasil varonil...












terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Decoração com flores e materias que seriam jogados no lixo.

Minha sogra adora arranjos, buques e girlandas, ela faz com qualquer planta e flor que encontra no jardim e na rua, pensando nisso, vi algumas idéias como decorar a casa com flores naturais, galhos colhidos.


Para decorar o quintal ou jardim com garrafas e galhos.




Tem garrafa de vinho sobrando e não sabe o que fazer?!( eu demoraria uma vida para conseguir tantas garrafas de vinho, pode ser tubaina?)



Vaso de flor e limão.




Quer melhor isso, aproveitar o vidro de maionese e usar os limoes espremidos da limonada?



Além do limão, pode decorar com maça, laranja:





Lampadas queimadas também são lindos vasos.





Tudo é possivel:




Beijos


idéias tiradas http://www.pinterest,com/



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tintas naturais

Nas minhas andanças pela net atrás de soluções naturais para meu barraco, achei vários post sobre tinta caseira, ecotinta.A tinta à base de terra puxei pela memória e lembrei que lá na minha infância vi algumas pessoas usando esse tipo de tintas, mas lembro que só via a tonalidade terracota, agora descobri que é possivel outras tonalidades.

Aqui alguns videos e páginas com a receita da tinta, como está:


- Terra limpa, livre de raizes e pedras( terra de formigueiro é desaconselhavel), o melhor é procurar um morro desbancarrado.Deixar secar sober uma lona e peneiras várias vezes para eliminar os toroes, pedra ou qualquer outra sujeira. Para conseguir uma mistura homogênea, a terra deve ser peneira peneirada várias vezes, VARIAS. 8 kg de terra misturado em 8 litros de agua rende em torno de 18l de tinta, suficientes para dar uma demão em uma área de 70 a 90 m²


_ Aglutinante: Cola Cascorez (2kg a 4kg). Algumas pessoas falam da goma arábica que é 100% vegetal e até verniz acrílico (não encontrei informação sobre a quantidade exata da goma arábica, pelo jeito é no " olhometro").


Modo de fazer:

- Misturar aos poucos a água com a terra até alcançar a consistência de creme ( misture com as mãos, cabo de vassoura ou furadeira com misturador adaptado)
- Adicionar cola e bater bem (quanto mais misturar melhor a qualidade da tinta)
- A tinta está pronta!


Modo de aplicar:
- Lixar e limpar a superfície
- Umidecer a superfície com rolo molhado ou mangueira
- Aplicar tinta e esperar secar por aproximadamente 3 horas
- Aplicar demais demãos, até atingir cobertura desejada, sempre respeitanto o tempo de secagem entre as aplicações de tinta.



Outras alternativas:
- Para aumentar a durabilidade podem ser acrescentados 150ml de óleo de linhaça e 2kg de cal de pintura.

Tinta ecologicamente correta



Tinta de terra



beijosemeliga!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Casa ecológica

Hoje fiz o teste de um blog( http://meumundosustentavel.com/blog/)e tirei 90 na pontuação, ou seja, eu sou verdadeira militante , especilista no assunto: casa sustentável, mas só agora que me dei conta que não falei do projeto, o título do blog estva solto no meio das fotos e idéias. Então, vamos lá para nossas idéias sustentaveis:


Projeto da casa, estrutura:

Não sabemos como foi feito o projeto por que ela é bem antiga, sabemos que os tijolos tem grandes chances de ser de sobra de demolição, talvez pós guerra. Mas isso estamos descobrindo agora, a escolha da casa foi pela posição do sol, para não precisar de aquecimento. O tijolo do cafofo do Pipocão foi reaproveitado de uma parede interna.

O material usado na estrutura da casa é uma terra com madeira e para revestir as paredes agora, usaremos um material à base de celulose, " Lehmputz", é mais caro, a parede não fica lisa e para pendurar um quadro é complicado por que ela é porosa. A tinta será a mesma que usamos na casa que moramos, uma tinta bio de terra, não tem tanta opção de cores, mas como queremos branco para ajudar na claridade, isso não será problema. Também vi alguns artigos sobre tinta caseira, estamos estudando sobre isso( merece uma postagem, não?!)

Infelizmente a isolação externa é de isopor, não conhecemos nada diferente disso. Tem pedras que isolam melhor, mas como estamos reformando e não construindo, essa alternativa é inválida. Telhado foi refeito para não precisar de aquecimento.


Ah! O aquecimento. Desistimos do gás, óleo ou carvão, optamos por lareira com tanque embutido para esquentar a casa e o painel solar que já temos aqui em casa. O investimento inicial é salgado, mas o dinheiro volta com o tempo, pagamos 10% de aquecimento comparando com os vizinhos e quando tem solzinho, nossa sala chega a 25C e temos agua quente grátis para o banho e maquina de lavar. Queremos o mesmo.


Instalação hidraulica:


Os resíduos será levados pela rede coletora para reciclagem( essa é a palavra correta?) e faremos coleta da agua da chuva para as plantas e estamos estudando se é possivel colocar na descarga, que será acoplada ou com dois timer.( também nãos ei a palavra correta)


Instalação elétrica:

Continuamos com energia eólica do Greenpeace e as plascas fotovoltaicas.


Revestimentos:


Ainda não sabemos, por ex, como será a parde da casa, penso em colocar azulejo só na area do fogão.O piso da casa inteira será conservado, apenas lixaremos e a cozinha de cimento queimado.

O lixo já separamos, então isso não é novidade, a única diferença é de dispensamos o bio para fazer compostagem.


Não lembro de tudo com detalhes, mas isso são os pontos que estamos conversando e aplicando agora, com o andar da reforma pensaremos em novas alternativas.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Azulejo para cozinha

Hoje lendo um blog de construção/ decoração( muito bom sinal, vale a pena espiar,) em que a dona falava de pastilhas de vidro, lembrei do drama que será para escolher o azulejo da cozinha agora. Pastilhas já não quero dessa vez por que tenho que limpar os cantos com escova de edente, é sofrivél, principalmente quando espirra molho de tomate ou pertinho da pia que cria limbo.


Eu não tenho idéia alguma, já pensei em azulejos antigos, mas aqui é caríssimo (aqui é impagavél); vi alguns em Portugal por 1 euro a peça, mas tão cedo não vou pra lá. Azulejo hidráulico até seria uma boa, a unica duvida é: Ele não é muito pesado/grosso para parede da cozinha?


Também penso em colocar só na area do fogão, sei lá...Ainda tenho que pensar e aqui não tem tantas opções, o povo não sai do branco 10x10.




Penso em algo desse tipo com os azulejos hidraulico, mas só na parede pq o chão será cinza claro.




Adorei! Super colorido,dará vida nas minhas paredes brancas, mas onde encontro?


Mosaico como detalhe e na àrea do fogão uma placa de alumínio.




Mais um mosaico, esse colocaria no quintal, no banheiro, entrada em tudo. Simplesmente maravilhoso!





Essa cozinha com pedra na àrea do fogão e em outro ponto da cozinha:






Esqueci de falar, meus armários são brancos, todas as paredes são brancas. Aceito sugestões


beijosemeliga!



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Telhado, isolação

Bom dia, A reforma relamente está bem rápido, muito mais que pensei, hoje a eletricista analisou a parte eletrica e pelo sistema, levantou a possibidade da casa ser ainda mais velha, lá por 1920. Ainda não sabemos, o mais interessante que não temos qualquer documento para mostrar isso. Então, decidimos o lugar das tomadas, o gesso do sotão foi arrrancado para começar o telhado e colocaram malha isolante no terreo. Agora temos que decidir se colocamos mais uma janela na frente, o problema maior disso, é conseguir autorização. Tirando o gesso do telhado:





Telhado:




Isolação no teto da cozinha:


Cafofo do Pipocão, está ficando bom, penso seriamente em me mudar pra lá e deixa-lo na casa com as crianças, lavando e passando.
beijoemeliga!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Decoração do banheiro

Achei num site alemão, dicas como fazer alguns objetos para decorar seu banheiro, pena que não explica passo-a-passo.


Prateleiras de parede para banheiro
Dica: Use a prateleira do banheiro de cores diferentes, não haverá mais confusões de escovas de dentes.

Garrafa com óleo e um buquê de lavanda.



Prateleira Mural
Escolhas do editor: Basta ter uma foto antiga enquadrada. Este é o mais barato e também dá certo.




Plataforma de decoração em coral e turquesa
Redação: Turquesa brilhante necessita de uma contrapartida de cores igualmente intensas, por ex, coral.





Idéias tiradas do site

Banheiros dos meus sonhos



Outro...Adoro com pedra




Como é bom sonhrr...




Banheiro sugerido pelo financiador, mas não fiquei tentada, daqui alguns parecerá " démodé"





Agora o banheiro do meu bolso, que saco essa realidade:



beijosemeliga!


" Rapadura é doce, mas não é mole, não"

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fotos da fachada

Essa postagem vai para minha amiga Carol que perguntou sobre a fachada. Agora a fachada tem esse tijolo, mas será retirado para colocação da isolação, as janelas também serão trocadas por outras com vidros duplos. Estou cogitando pintar a casa de vermelho, vermelhãooooooooooo mesmo. Acho que ficará bom , pelo menos será um ponto de referência já que todo mundo pinta a casa de cinza ou bege. Cor, cor, cor nesse tempo cinza.


Trás

Foto tiradas do jardim, que por sinal é enorme e o melhor, já tem plantas.




Frente

beijosemeliga!

Primeiro dia com os pedreiros

Falei nos posts anteriores, como aqui fez um frio achava que a mão de obra seria lenta, lentaaaaaaaaaaaa, quase parando, também tinha aquela imagem mitógica que pedreiro sempre atrasa, porém quando cheguei na obra fiquei assustada, quase tive um infarto já estava pedindo pelo amor de deus para ir mais devagar e não demolir a casa inteira.

Eu, na minha inocência, pensava que seriam 2 pedreiros a passos de tartaruga, cheguei e me deparei com 4 pessoas trabalhando como lebre e a casa praticamente abaixo. O mestre de obra perguntou se eu tinha inquilino para a casa que moro hoje, falei que ainda não coloquei o anúncio na internet por que a nossa previsão da reforma eram de 6 meses. Ele deu uma sonora gargalhada e falou melhor colocar logo por que o prazo máximo dele é de 3 meses se tudo atrasar, mas a intenção é de 2 meses por que os trabalhadores querem voltar logo para Romenia e ontem mesmo já telefonou para alguns fornecedores, já pediu orçamento de gaube( depois coloco fotos para mostrar o que), telhas, janelas da Romenia pq é mais barata e deu orçamento final da isolação+reboque+pintura externa. Depois do choque dos numeros dos trabalhadores e medo do banco não liberar logo o dinheiro, o preço da isolação caiu como uma luva. O orçamento médio era de 100€, o leilão mais barato saiu por 60€ e ele ofereceu 42€.

O que economizei na isolação tem grandes chances de construir um gaube para o quarto da Natalia.

A casa agora está assim:



A cozinha, sem os azulejos e pisos


Mais foto da cozinha, na area tinha tijolos de vidros que também deitaram abaixo para fazer meu jardim de inverno( se o deus quiser e o dinheiro permitir):




Essa madeira parecendo estrado de cama foi o que sobrou do forro da cozinha junto com ele bastante papel picado e descobrimos o teto queimado( foto abaixo):



O que foi uma banheiro:



Foto da sala, a parede que separa da cozinha foi derubada somente a metade, para mim não foi suficiente, quero cozinha aberta para aproveitar espaço, para isso preciso ainda conversar com calma, analisar se não trará prejuizo para estrutura da casa.







Hoje ainda preciso ir na obra para marcar o lugar das tomadas e confirmar com o eletricista. beijos



Ah! Já me esqueci, isso aqui é um gaube( claro que esse é enorme, luxo, tem outros menores), é usado para ganhar espaço no sotão: