Hoje fiz o teste de um blog( http://meumundosustentavel.com/blog/)e tirei 90 na pontuação, ou seja, eu sou verdadeira militante , especilista no assunto: casa sustentável, mas só agora que me dei conta que não falei do projeto, o título do blog estva solto no meio das fotos e idéias. Então, vamos lá para nossas idéias sustentaveis:
Projeto da casa, estrutura:
Não sabemos como foi feito o projeto por que ela é bem antiga, sabemos que os tijolos tem grandes chances de ser de sobra de demolição, talvez pós guerra. Mas isso estamos descobrindo agora, a escolha da casa foi pela posição do sol, para não precisar de aquecimento. O tijolo do cafofo do Pipocão foi reaproveitado de uma parede interna.
O material usado na estrutura da casa é uma terra com madeira e para revestir as paredes agora, usaremos um material à base de celulose, " Lehmputz", é mais caro, a parede não fica lisa e para pendurar um quadro é complicado por que ela é porosa. A tinta será a mesma que usamos na casa que moramos, uma tinta bio de terra, não tem tanta opção de cores, mas como queremos branco para ajudar na claridade, isso não será problema. Também vi alguns artigos sobre tinta caseira, estamos estudando sobre isso( merece uma postagem, não?!)
Infelizmente a isolação externa é de isopor, não conhecemos nada diferente disso. Tem pedras que isolam melhor, mas como estamos reformando e não construindo, essa alternativa é inválida. Telhado foi refeito para não precisar de aquecimento.
Ah! O aquecimento. Desistimos do gás, óleo ou carvão, optamos por lareira com tanque embutido para esquentar a casa e o painel solar que já temos aqui em casa. O investimento inicial é salgado, mas o dinheiro volta com o tempo, pagamos 10% de aquecimento comparando com os vizinhos e quando tem solzinho, nossa sala chega a 25C e temos agua quente grátis para o banho e maquina de lavar. Queremos o mesmo.
Instalação hidraulica:
Os resíduos será levados pela rede coletora para reciclagem( essa é a palavra correta?) e faremos coleta da agua da chuva para as plantas e estamos estudando se é possivel colocar na descarga, que será acoplada ou com dois timer.( também nãos ei a palavra correta)
Instalação elétrica:
Continuamos com energia eólica do Greenpeace e as plascas fotovoltaicas.
Revestimentos:
Ainda não sabemos, por ex, como será a parde da casa, penso em colocar azulejo só na area do fogão.O piso da casa inteira será conservado, apenas lixaremos e a cozinha de cimento queimado.
O lixo já separamos, então isso não é novidade, a única diferença é de dispensamos o bio para fazer compostagem.
Não lembro de tudo com detalhes, mas isso são os pontos que estamos conversando e aplicando agora, com o andar da reforma pensaremos em novas alternativas.
Oiee
ResponderExcluirObrigada pela visitinha lá no Blog.
As pastilhas sairam fora do meu orçamento hehe
Linda a pedra café imperial né, acho que vamos escolher essa.
Beijos!!!
Oi Mihhh, vi os preços das pastilhas no Brasa e são caras, não?!
ResponderExcluirEu ainda não sei o que colocarei na miha cozinah tbm, queria varios azulejos brancos de diferentes tamanhos e texturas, preciso procurar, acho que aqui não encontrarei nada.
Posso linkar seu blog no post que fiz osbre azulejo na cozinha?
bjos